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Mitos e Verdades – Castanhas

Elas sempre tiveram lugar cativo em qualquer ceia de Natal. Conhecidas como frutas oleaginosas, as castanhas conquistaram o paladar dos brasileiros e a cada dia ganham mais espaço nas cozinhas e lanchinhos de todo o pais. Por isso, muito se fala sobre castanha do Pará, castanha de caju, amêndoa, macadâmia, avelã, noz e pistache. Faz bem? Engorda? Devemos incluí-las na nossa alimentação? Para esclarecer essas dúvidas, listamos alguns mitos e verdades sobre esses alimentos. Vem conferir!

  • Castanhas engordam?

MITO! Apesar de terem um valor calórico relativamente alto, quando consumidas na quantidade certa e associada a uma alimentação equilibrada, elas não engordam e podem trazer diversos benefícios à saúde. As castanhas oferecem nutrientes importantes para o corpo, como a vitamina E e as gorduras mono e poliinsaturadas, que ajudam a aumentar o colesterol bom.

Confira as porções diárias recomendadas:

  • Castanha do Pará: 3 unidades
  • Castanha de Caju: 5 unidades
  • Amêndoa: 10 unidades
  • Avelã: 1 unidade
  • Noz: 2 unidades
  • Pistache: 20 unidades
  • Castanhas contêm gordura?

VERDADE! Realmente as castanhas são ricas em gorduras, porém, as gorduras presentes nestes alimentos são as dos tipos mono e poliinsaturadas, que são as chamadas “gorduras boas”. Quando consumidas sem excesso e combinadas com uma alimentação variada e equilibrada, essas gorduras podem trazer benefícios para a saúde.

  • Castanhas fazem bem para o coração?

VERDADE! Por serem ricas em gorduras mono e poliinsaturadas, o consumo consciente pode contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares.

  • Castanhas possuem antioxidantes?

VERDADE! As castanhas são ricas em vitaminas e minerais que apresentam papel importante na função antioxidante. Aliás, você sabe o que são antioxidantes?

No dia a dia, nosso corpo é exposto a diversas substâncias que podem levar a formação de algumas moléculas que são prejudiciais para o nosso organismo, chamadas radicais livres. Estes radicais livres são formados naturalmente e podem causar danos e envelhecimento de células sadias. Dessa forma, os antioxidantes são muito importantes, pois combatem estes radicais livres, evitando prejuízos para saúde.

Conclusão: As castanhas são uma boa opção para lanches da manhã ou da tarde. Uma boa dica é fazer um mix com frutas secas ou consumir com frutas e/ou iogurtes. Além disso, outra ideia é acrescentar estes alimentos na preparação do arroz, carnes, peixes e saladas, como uma maneira de enriquecer seus pratos de nutrientes. Além disso, tudo com castanha fica uma delícia, não é mesmo?

 

 

Publicado : 16 de dezembro de 2013 as 07:30